Cirurgias
Revisão de Prótese de Quadril
O que é?
A artroplastia de revisão de quadril é o procedimento cirúrgico que substitui uma prótese pré-existente por outra. Pode ser necessária a troca de todos os componentes, ou só de algumas partes. Trata-se de cirurgia de grande porte e complexidade.
A artroplastia de quadril, via de regra, é muito durável e na grande maioria dos pacientes é um procedimento que dura a vida toda. Em levantamento nos EUA, se realiza 18 cirurgias de revisão para cada 100 próteses primárias.
A indicação mais comum é a falha da prótese pré-existente por soltura e/ou desgaste. Também pode ser indicada em casos de:
- Instabilidade: quando ocorrem luxações repetidas
- Infecção
- Correções de discrepâncias de comprimento dos membros
Uma prótese solta provoca dor e limitação funcional. No entanto, nos estágios iniciais da soltura e desgaste, os sintomas não se manifestam ou são muito tênues. Por esta razão, é recomendado que o paciente visite o cirurgião com a periodicidade de um a dois anos. Nesta consulta será realizado um raio-x, que poderá detectar solturas precocemente.
A complexidade da cirurgia de revisão de prótese depende de muitos fatores. Pode ser necessária somente a troca de componentes de fácil remoção e ser um procedimento rápido. No entanto, em casos em que os componentes da prótese estão fixos ao osso, alguma perda óssea adjacente costuma ocorrer, deixando o osso mais frágil e necessitando de implantes especiais para este tipo de cirurgia.
Em função das falhas ósseas presentes em muitos casos, as próteses de revisão costumam ser maiores, mais robustas e com superfícies especiais - para o osso menos saudável aderir. Consequentemente, são também, bem mais caras.