Doenças e Lesões do Quadril

Síndrome Dolorosa do Grande Trocanter / Bursite Trocadérmica

O que é?

A síndrome dolorosa do grande trocanter (GTPS na sigla em inglês) é a causa mais comum de dor na região lateral do quadril do adulto. Antigamente conhecida genericamente como bursite trocantérica, teve seu nome alterado após a demonstração científica de que a inflamação da bursa, quando presente, é um achado secundário ou associado a outra causa de dor.

Sintomas

A queixa principal é dor lateral do quadril, que piora ao caminhar, levantar-se de uma cadeira, subir escadas, ficar muito tempo em pé. Os pacientes costumam descrever dor noturna, quando deitados sobre o lado afetado.

Fatores de Risco

A GTPS é causada por sobrecarga repetitiva de tendões que se inserem no grande trocanter – dos músculos glúteos médio e mínimo. Esta lesão pode variar de uma pequena alteração no tecido tendinoso, até uma ruptura completa do tendão.

A dor na região lateral do quadril também pode ser causada por atrito da banda iliotibial, por irradiação de lesões da coluna lombar e por doenças articulares do quadril.

Diagnóstico

Podem ser necessários exames de imagem para confirmação do diagnóstico. Os mais comumente utilizados são a ecografia (ultrassonografia) e a Ressonância Magnética. A radiografia simples pode dar indícios indiretos da alterações de tendões e bursas.

Tratamento

O tratamento tem por objetivo alívio da dor e retorno às atividades cotidianas. As opções incluem medicações analgésicas e anti-inflamatórias, fisioterapia, acupuntura, infiltrações, terapia de ondas de choque e cirurgias endoscópicas ou convencionais.

Atendimento

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA
8h às 12h - 14h às 18h

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS

Rua Costa, 30 | Sala 806
Bairro Menino Deus
Porto Alegre | RS

COMO CHEGAR

Contato

Fone: 51 3230 266151 3230 2661

contato@ramirozilles.com.brcontato@ramirozilles.com.br

Envie uma mensagem:Envie uma mensagem: