Doenças e Lesões do Quadril
Necrose Avascular da Cabeça Femoral
O que é?
Necrose avascular é a morte de células ósseas, devido à falta de suprimento sanguíneo.
O Fluxo sanguíneo pode ser interrompido, de maneira traumática, por fraturas do colo do fêmur, ou por luxação da articulação do quadril.
A necrose avascular da cabeça femoral está associada a várias doenças e uso substâncias. As duas causas, não traumáticas mais comuns, são o uso de corticoides e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
A necrose avascular - também conhecida por necrose asséptica ou osteonecrose - pode ocorrer mesmo sem causa aparente. Seu pico de incidência é entre os 30 e 60 anos, no então, pode ocorrer com qualquer idade.
Podemos dividir as causas em:
- Traumáticas
- Fratura do colo do fêmur
- Luxação do quadril
- Epifisiolise do fêmur proximal
- Não Traumáticas
- Alcoolismo
- Coagulopatias
- Quimioterapia
- Doenças hepáticas
- Corticóides
- Disbarismo
- Doença de Gaucher
- Gota
- Hemoglobinopatias (Anemia Falciforme)
- Gestação
- Tabagismo
- Radioterapia
- Lupus Eritematoso Sistêmico
- Vasculites
No estágio inicial, o paciente pode não sentir sintoma nenhum. Com a evolução do quadro, inicia-se dor, mais comumente, anterior do quadril, mas também pode se manifestar na nádega, joelho ou coxa.
É relativamente comum que ocorra bilateralmente - em especial, quando associada a doenças, uso crônico de álcool ou medicamentos supracitados.
A hipótese clínica de NACF é confirmada por exames de imagem. Radiografias, Ressonância Magnética, tomografia e/ou cintilografia podem ser necessárias.
A NACF pode progredir para colapso da superfície óssea articular, levando a deformação da cabeça femoral e a osteoartrose.
Medicações e métodos físicos analgésicos podem ser utilizados para alívio. O uso de muletas, com o objetivo de diminuir a carga nesta região, pode diminuir o risco de deformidades.
Tratamento cirúrgico
O tratamento visa aliviar os sintomas e evitar a progressão para colapso
da zona articular e artrose.
- Descompressão (core decompression): perfura-se a zona necrótica de maneira a “escoar”o edema, diminuindo a pressão, facilitando a regeneração das células e diminuindo a dor.
- Enxerto ósseo simples ou vascularizado e aspirado de medula óssea (células tronco): técnicas que podem ser usadas em associação à descompressão.
- Artroplastia total do quadril: quando já ocorreu deformidade significativa da cabeça femoral, as outras técnicas não são mais efetivas. A partir desde ponto, opta-se pela prótese de quadril.