Cirurgias

Artroscopia

O que é?

Artroscopia é o nome dado à cirurgia videoendoscópica de articulações. Diferentemente do método convencional, na artroscopia, o cirurgião utiliza uma câmera pequena, que permite visualizar as estruturas alvo apenas com pequenos furos na pele.

A Artroscopia de quadril é o procedimento ortopédico que mais cresceu, em frequência, na última década. Estudos nos EUA demonstram um aumento de 365% de 2004 a 2009, e de 250% de 2007 a 2011! * Este enorme crescimento ocorre em função da indicação de tratamento do impacto femoroacetabular e da lesão do labrum acetabular.

Diferenciais

A vídeo-artroscopia tem como vantagens, se comparada à cirurgia aberta:

  • Menor cicatriz;
  • Menos dor após a cirurgia;
  • Magnificação das estruturas-alvo.

E as seguintes limitações:

  • É tecnicamente mais difícil
  • Não permite a visualização de toda a extensão da articulação
Indicações

A Artroscopia de quadril pode ser utilizada para esclarecimento diagnóstico do quadril doloroso e para tratamento de várias situações clínicas. Dentre elas estão o Impacto Femoroacetabular, a lesão do labrum, corpos livres intra-articulares e algumas lesões cartilaginosas e tendinosas.

Riscos e Complicações

A artroscopia de quadril é um procedimento muito seguro, sendo seus riscos pouco frequentes. Assim como qualquer cirurgia, há o risco de lesões de estruturas vasculares e nervosas próximas à articulação operada. Em artroscopia de quadril, é utilizada uma mesa cirúrgica especial, para realizar tração e abrir a articulação, de forma a permitir a entrada do instrumental cirúrgico. Essa tração pode ser responsável por lesão nervosa. Técnicas mais modernas têm utilizado o menor tempo de tração possível, de forma a minimizar esse risco. Cabe ressaltar que as lesões nervosas que cursam com paralisia, além de raras, são, quase sempre, transitórias.

Reabilitação

A reabilitação é individualizada para cada caso e patologia, e varia de cirurgião para cirurgião. Mas via de regra, o paciente usa muletas para alivio da dor, sem a necessidade de restringir apoio, e inicia fisioterapia imediatamente.

Atendimento

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA
8h às 12h - 14h às 18h

CENTRO CLÍNICO MÃE DE DEUS

Rua Costa, 30 | Sala 806
Bairro Menino Deus
Porto Alegre | RS

COMO CHEGAR

Contato

Fone: 51 3230 266151 3230 2661

contato@ramirozilles.com.brcontato@ramirozilles.com.br

Envie uma mensagem:Envie uma mensagem: